Em seu primeiro discurso, abrindo os trabalhos no legislativo de Joaquim Pires em 2023 na noite desta segunda-feira (6), o vereador Luizinho saiu em defesa da população que tem lhe procurado para buscar soluções para resolver esse problema da tarifa de 80% do valor da conta cobrada pela Agespisa no município, o vereador que considerou absurda essa cobrança por parte da agespisa, já buscou informações na empresa e foi informado que embora a pessoa não esteja usando o sistema de esgotamento sanitário, só pelo fato do sistema passar na frente de sua casa, você será obrigado a pagar. O vereador argumentou também o fato da agespisa receber o sistema de esgotamento sanitário todo pronto, nada custou para a empresa, então porque cobrar essa quantia tão alta, ainda segundo o vereador Luizinho o menor valor que uma pessoa paga hoje é 70 reais.
O vereador Giordano Lucas se colocou à disposição para buscar uma solução, inclusive falando com o prefeito Genival Bezerra, e buscar apoio dos deputados Júlio César (Federal) e Georgiano Neto (Estadual).
O vereador Professor Luiz também se manifestou favorável e sugeriu uma audiência pública com a presença de representante(s) da agespisa.
O vereador Edy Fontenele apresentou um requerimento para tentar solucionar o problema, e todos os demais vereadores “alguns” considerando essa cobrança abusiva, foram favoráveis e se colocaram à disposição para resolver esse problema que tem preocupado muitos moradores do município, especialmente aqueles que não tem condições de pagar.
O Portal Diário de Joaquim Pires também ouviu populares, muitos revoltados com a situação que prometem não pagar o talão com o valor da tarifa.
Mais sobre o assunto.