A Federação de Futebol do Piauí (FFP) divulgou o regulamento para a disputa do Campeonato Piauiense de 2023, que terá o molde igual ao disputado nesta temporada. O torneio está marcado para iniciar a partir de 11 de janeiro. Ao todo são oito clubes na disputa da competição estadual: Altos, 4 de Julho, River-PI, Fluminense-PI, Corisabbá, Comercial-PI, Ferroviário-PI e Parnahyba. Campeão e vice-campeão da Série B, Bode e Tricolor estarão na edição do próximo ano.
Confira o modelo de disputa do Campeonato Piauiense de 2023
- Serão oito clubes que jogam entre si em turno e returno no modelo de pontos corridos;
- Os quatro melhores colocados da fase classificatória vão para as semifinais;
- As duas equipes com os piores índices técnico na primeira fase cairão para Série B do Piauiense
- As semis serão disputadas em partidas de ida e volta. A equipe de melhor campanha
- possui a vantagem do empate no placar agregado e decidirá em casa;
- No mata-mata, o 1º colocado vai enfrentar o 4º colocado. O 2º colocado encara o 3º colocado;
- A final do campeonato será no mesmo modelo das semifinais. O clube de melhor campanha decide em casa e possui a vantagem do empate no placar agregado;
- O campeão estadual vai ganhar vaga na Copa do Brasil de 2024, na Copa do Nordeste de 2024 e na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024;
- O vice-campeão estadual vai para Copa do Brasil de 2024 e Série D do Campeonato Brasileiro de 2024;
- O representante piauiense para a pré-copa do Nordeste será definido de acordo com o último Ranking Nacional aferido pela CBF.
Estádios confirmados para 2023
- Teresina – Estádio Lindolfo Monteiro e Estádio Albertão;
- Piripiri– Arena Ytacoatiara;
- Parnaíba – Estádio Pedro Alelaf;
- Pedro II – Arena do Guerreiro;
- Floriano – Estádio Tibério Nunes;
- Campo Maior – Estádio Deusdeth de Melo.
Os estádios que irão receber jogos da competição estão sendo vistoriados previamente. A FFP iniciou nesta semana a supervisão dos locais para que os responsáveis possam resolver problemas e buscarem os laudos técnicos para receberem as liberações das arenas. São cobradas as atualizações dos laudos de segurança, corpo de bombeiros, engenharia e vigilância sanitária.
A FFP ainda não divulgou a tabela com os jogos da competição. A tendência é que isto possa ser realizado a partir de dezembro. Contudo, a data de estreia da competição segue marcada para a primeira quinzena de janeiro.
Fonte: GE/PI