Suspeito de liderar facção no RN morre em confronto com a polícia no Piauí; era envolvido com 20 homicídios e procurado em vários estados

Por: Maurício Costa
Publicado em 28/01/2026 às 10h35

suspeito de liderar uma facção criminosa conhecida como “Tropa do G”, de iniciais J. A. de O., morreu ao reagir a tiros a uma abordagem policial integrada na zona rural da cidade de Luzilândia, no interior do Piauí, na noite dessa terça-feira (27).

Segundo a polícia, o indivíduo, que era natural de Uiraúna, na Paraíba, era considerado de alta periculosidade e procurado por forças de segurança de diversos estados do Nordeste. O grupo o qual ele comandava teria atuação predominante na cidade de Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar. Ele figurava como investigado por crimes de extrema gravidade, incluindo cerca de 20 homicídios, além de envolvimento com o comércio ilegal de armas de fogo e entorpecentes, com ramificações em vários estados do Nordeste.

“Após sofrer uma tentativa de homicídio no Rio Grande do Norte, o indivíduo fugiu para o Piauí, passando a se deslocar constantemente para evitar capturas. O suspeito já havia sido alvo de operações conjuntas das Polícias Civis da Paraíba e do Rio Grande do Norte, inclusive em municípios piauienses como José de Freitas e Cabeceiras, e mantinha bases criminosas em cidades como Piracuruca, Barras, Piripiri, Cabeceiras e Castelo”, afirmou.

Durante as diligências para o cumprimento dos mandados de prisão, o foragido foi localizado em uma residência alugada na localidade Capim Grosso. Ao receber voz de prisão, o indivíduo empreendeu fuga em direção a uma área de mata situada nos fundos do imóvel, momento em que passou a efetuar disparos de arma de fogo contra as equipes policiais.

Diante da injusta agressão, os policiais reagiram em legítima defesa, de forma proporcional, conseguindo alvejar o suspeito. Ele foi socorrido com vida e encaminhado ao Hospital Júlio Hartman, porém não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.

Com o indivíduo, foram apreendidos um revólver Taurus calibre .38, com quatro munições intactas e duas deflagradas, além de três aparelhos celulares da marca Xiaomi. Todo o material ilícito foi encaminhado à Delegacia Seccional de Esperantina, onde foram adotados os procedimentos legais cabíveis.

A ação ocorreu por volta das 20h e fez parte da “Operação Caça Fantasmas”, deflagrada com o objetivo de cumprir mandados de prisão em desfavor de J. A. de O., apontado como liderança de uma organização criminosa armada com atuação interestadual.

A operação foi realizada de forma integrada entre a Polícia Militar do Piauí, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte, a Delegacia Seccional de Esperantina, a Delegacia de Polícia Civil de Barras e o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), mobilizando mais de 20 policiais civis e militares dos estados do Piauí e do Rio Grande do Norte.

Fonte: Portal A10+ com informações da SSP-PI



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.