Semarh reforça monitoramento na Lagoa do Portinho e descarta anormalidades no volume de água

Por: Maurício Costa
Publicado em 21/11/2025 às 16h56

A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) informa que está acompanhando de forma permanente a situação da Lagoa do Portinho, após a circulação de vídeos que sugerem redução acentuada do volume de água e possíveis desvios no local.

Técnicos da Semarh realizaram, recentemente, ações de monitoramento e fiscalização na área e constataram que as variações observadas no nível da lagoa estão, em grande parte, relacionadas ao ciclo hídrico natural da região. Até o momento, não foram identificadas anormalidades graves que indiquem seca extrema ou intervenção indevida.

O secretário da Semarh, Feliphe Araújo, reforça que o acompanhamento seguirá intensificado. “Nossos técnicos avaliaram a Lagoa do Portinho e verificaram que a redução de água decorre, majoritariamente do ,comportamento natural do ciclo hídrico. Neste momento, não há indicação de problema grave. Continuaremos com monitoramentos frequentes ao longo de novembro e dezembro, garantindo responsabilidade, transparência e o cuidado necessário com este importante recurso ambiental”, afirma o gestor.

A Semarh destaca ainda que qualquer denúncia relacionada à área pode ser encaminhada diretamente à Polícia Ambiental, pelo telefone 190, assegurando resposta célere e os devidos encaminhamentos.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.