pppp Seduc apresenta modelo de educação da rede estadual no Congresso das Cidades | Diário de Joaquim Pires
Início Últimas Notícias Piauí Seduc apresenta modelo de educação da rede estadual no Congresso das Cidades

Seduc apresenta modelo de educação da rede estadual no Congresso das Cidades

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou, nessa terça-feira (19), do Congresso das Cidades com uma palestra sobre “A revolução educacional no Piauí” e como a rede estadual se tornou referência nacional em políticas educacionais.

Na apresentação, o gestor destacou a universalização da oferta do ensino Médio em Tempo Integral integrada à Educação Profissional e Tecnológica. O modelo inclui disciplinas inovadoras, como Inteligência Artificial, Robótica, Educação Financeira e Empreendedorismo, além de cursos técnicos voltados para áreas estratégicas, como Desenvolvimento de Sistemas, Programação de Jogos e Energias Renováveis.

Essas iniciativas têm aproximado os estudantes de desafios reais, estimulando a criação de soluções práticas e possibilitando experiências de intercâmbio. Um exemplo é o Seduckathon, maratona de inovação que premiou jovens piauienses com intercâmbio educacional em seis países e reforçou o protagonismo da rede estadual.

Os avanços levaram o Piauí a receber o Prêmio MEC da Educação Brasileira, na categoria Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O Piauí foi reconhecido por ter o maior percentual de estudantes pretos e pardos matriculados no ensino médio vinculado à EPT.

“Destacamos os grandes resultados da educação no Piauí e as estratégias que nos permitiram alcançá-los, como a universalização do ensino em tempo integral. Recentemente, conquistamos um prêmio nacional de educação e registramos os maiores saltos do Ideb no país. Isso mostra que a educação no Piauí é prioridade máxima e está transformando vidas e trazendo oportunidades para nosso povo”, pontuou o secretário.

Outro eixo apresentado no painel foi o fortalecimento do regime de colaboração entre Estado e municípios. Por meio do Pacto pela Educação, o Piauí é hoje referência em alfabetização na idade certa e em políticas para a primeira infância, em parceria com o programa Pacto pelas Crianças, coordenado pela primeira-dama, Isabel Fonteles.

O esforço resultou na conquista do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização, na categoria Ouro, concedido pelo Ministério da Educação. O Piauí registrou ainda o terceiro maior crescimento do país em alfabetização infantil, com sete municípios alcançando 100% e outros 17 superando 95% das crianças alfabetizadas.

“No Pacto pelas Crianças do Piauí, nossas ações se voltam a garantir, qualificar e fortalecer o acesso e a qualidade na educação infantil. Nosso objetivo é aumentar significativamente a escolarização em creches, ampliando o acesso das crianças desde cedo, onde a formação educacional começa”, lembrou o gestor.

Além da palestra, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) também tem espaço no Congresso das Cidades para apresentar experiências práticas da rede estadual. Entre os destaques está o projeto da horta vertical sustentável, orgânica e automatizada, desenvolvido por estudantes do Centro de Ensino de Tempo Integral (Ceti) Júlia Nunes, do curso técnico em Sistemas de Energia Renovável. A iniciativa busca reduzir o desperdício de água e reaproveitar restos orgânicos, unindo tecnologia e sustentabilidade.

A Seduc também oferece uma oficina de Inteligência Artificial, mostrando como os estudantes estão utilizando a tecnologia em sala de aula para desenvolver novas soluções e ampliar a aprendizagem.

Fonte: GovernodoPiauí