pppp Rio Marataoan segue próximo da cota de inundação em Barras, informa CPRM | Diário de Joaquim Pires
Início Últimas Notícias Municípios Rio Marataoan segue próximo da cota de inundação em Barras, informa CPRM

Rio Marataoan segue próximo da cota de inundação em Barras, informa CPRM

O rio Marataoan segue próximo da cota de inundação, informou nesta sexta-feira (5) o Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Segundo o órgão, sem chuvas significativas nas últimas 24 horas, o rio Parnaíba nas cidades de Teresina e Luzilândia seguem em cota de atenção, mas nas cidades de Barras e Esperantina, os rios Marataoan e Longá, estão em um nível elevado, e seguem em cota de alerta.

Em Barras, o nível do rio Marataoan é de 4,07 m, em situação de alerta, pois segue próximo da cota de inundação que é de 4,20 m. Não é previsto aumento no nível nas próximas horas, isso se não ocorrer chuvas intensas na região.

Já o rio Longá em Esperantina tem cota atual de 6,74 m, em situação de alerta, pois o início da inundação na cidade é a partir de 7,40 m. A tendência é de diminuição do nível nas próximas horas, caso não ocorram novas chuvas.

“Tendo em vista o quadro atual, solicita-se que os órgãos de salvaguarda se mantenham de prontidão, acompanhando a evolução do quadro, especialmente nas cidades de Barras e Esperantina”, destacou o CPRM.

Demais rios em situação de normalidade

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 3,52 m, então permanece em cota de alerta, devendo diminuir o seu nível nas próximas horas para 3,01 m, em condição de normalidade.

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,19 m, continuando ainda em cota de atenção, mas em situação de normalidade, já que na capital, a cota de inundação é de 8,98 m.

A cota atual do rio Poti, em Teresina, é de 7,78 m, devendo sofrer redução nas próximas horas, caso não ocorram precipitações significativas. A cota de inundação nessa região é a partir de 10 m.

Com relação à Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 4,42 m, com a tendência de elevação nas próximas 12h, com nível previsto da ordem de 4,56 m, mantendo a condição de atenção. Na cidade, o início de inundação é a partir de 5,70 m.

Fonte: Cidadeverde.com