O Governo Federal começou a enviar mensagens via Whatsapp para aposentados e pensionistas que têm direito a receber valores de mensalidades associativas descontados indevidamente. O público-alvo inclui pouco mais de um milhão de beneficiários que ainda não aderiram ao acordo de ressarcimento. O conteúdo das mensagens será curto e direto, apenas afirmando que o beneficiário pode solicitar o reembolso por meio do aplicativo Meu INSS ou comparecendo a uma agência dos Correios habilitada.
O INSS alerta que o contato ocorre exclusivamente pelo canal oficial do Governo Federal no WhatsApp, sem envio de links, cobrança de taxas para a devolução dos valores ou pedido de dados pessoais e documentos. E, ao final do aviso, o beneficiário pode escolher se tem interesse em continuar recebendo as mensagens do governo sobre o acordo de ressarcimento.
Balanço dos ressarcimentos
Até agora, cerca de 533 mil beneficiários que tiveram prejuízos foram ressarcidos pelo governo e pouco mais de um milhão de pessoas (1.052.128) aderiram ao acordo de adesão. Além das mensagens de Whatsapp, o INSS informou que os bancos que pagam os benefícios também começaram a avisar aposentados e pensionistas sobre o direito ao ressarcimento.
Podem aderir ao acordo aqueles beneficiários que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 e fizeram a contestação desses valores, mas não receberam resposta da entidade em 15 dias úteis.
Fonte: SBTNews