O Governo do Piauí anunciou nesta sexta-feira (1º) o pagamento da premiação para estudantes e profissionais da educação das 50 escolas estaduais com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi), indicador que mede a qualidade do ensino com base nos resultados do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). A ação representa um investimento de quase R$ 15 milhões e valoriza os esforços de alunos e servidores que contribuíram para o avanço dos indicadores educacionais no estado.
Ao todo, 3.350 estudantes da 3ª série do Ensino Médio serão contemplados com o valor equivalente a um salário mínimo, depositado via Pix. Já 3.191 profissionais da educação, entre professores, gestores, técnicos e servidores das escolas premiadas, receberão um bônus proporcional ao vencimento mensal, depositado diretamente na conta-salário, na prática, uma espécie de 14º salário.
“A premiação do Idepi representa uma política pública de valorização da educação, com foco no reconhecimento do mérito e no estímulo à melhoria dos indicadores educacionais em todas as regiões do Piauí”, destaca o governador Rafael Fonteles.
O Idepi é calculado anualmente pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com base no desempenho dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, além do fluxo escolar — que considera a progressão dos alunos sem reprovações ou evasão. Os dados são obtidos por meio da aplicação do Saepi, sistema de avaliação aplicado em toda a rede estadual.
Segundo o secretário de Educação, Washington Bandeira, a medida reconhece o esforço de profissionais que impactam positivamente a trajetória de vida dos estudantes.
“Essas premiações reconhecem o trabalho dos profissionais daqueles que conseguiram transformar a trajetória educacional de centenas de estudantes, fortalecendo o papel da escola pública como espaço de transformação social. Queremos continuar avançando e reconhecendo o trabalho de quem faz a educação no Piauí”, afirmou.
Bandeira também lembrou que, a partir deste ano, todas as escolas que atingirem suas metas estabelecidas também serão premiadas, ampliando o alcance da política de valorização da aprendizagem.
O anúncio vem em um momento de destaque nacional para o estado: o Piauí conquistou o 1º lugar do Nordeste e o 4º lugar do Brasil no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, e a meta do governo é chegar ao topo do ranking nacional.
Fonte: PortalODia