pppp PRF apreende 2,1 toneladas de pescado irregular em Piripiri (PI) | Diário de Joaquim Pires
Início Últimas Notícias Municípios PRF apreende 2,1 toneladas de pescado irregular em Piripiri (PI)

PRF apreende 2,1 toneladas de pescado irregular em Piripiri (PI)

Na manhã de ontem (26),  a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 2,1 toneladas de pescado irregular na BR-343, em Piripiri(PI). Durante a fiscalização ao veículo em que a carga era transportada, foi constatado que a condução dos peixes era feito de forma irregular, configurando como um risco à saúde pública.

O veículo abordado, um Iveco/Daily 30-130van, era conduzido por um homem de 49 anos. Durante a inspeção inicial, o motorista apresentou a documentação necessária, incluindo a CNH, o CRLV e a nota fiscal da carga, que estavam em situação regular. Contudo, ao verificar o conteúdo transportado – peixes das espécies tilápia e tambaqui – foram identificadas irregularidades.

O veículo não apresentava as condições necessárias para o transporte de produtos de origem animal. A tampa traseira, além de não possuir isolamento térmico, estava amarrada com cordas, comprometendo a segurança e a integridade da carga. Além disso, o armazenamento inadequado não assegurava a proteção contra contaminações.

Diante disso, a equipe acionou a Vigilância Sanitária de Piripiri para realizar uma avaliação técnica da carga. No local, foi constatado que os pescados não possuíam nenhum registro de inspeção sanitária (SIF), impossibilitando a garantia de sua qualidade para consumo humano.

Diante das irregularidades, foram lavrados os autos de infração, assinados pelo condutor, e o veículo foi apreendido. A carga, composta por 2,1 toneladas de pescado, foi descartada pela Vigilância Sanitária, em cumprimento às normas de segurança alimentar.

A PRF reforça a importância da fiscalização para garantir a saúde e a segurança dos consumidores, além de combater práticas que coloquem em risco a qualidade dos alimentos transportados.