Polícia Militar e Ibama apreendem três papagaios criados ilegalmente em Parnaíba

Por: Maurício Costa
Publicado em 26/09/2025 às 10h59
Na quarta-feira (24), uma ação conjunta entre a 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (2ª CIPA) da Polícia Militar e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) resultou na apreensão de três papagaios mantidos em cativeiro de forma irregular na cidade de Parnaíba, litoral do Piauí.
A ocorrência foi registrada no bairro Pindorama, após denúncia anônima. No local, os agentes confirmaram a criação ilegal das aves, que foram resgatadas e encaminhadas para os cuidados adequados.
O responsável pelos animais foi autuado por Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e também responderá a medidas administrativas junto ao órgão federal.
De acordo com a Polícia Ambiental, a captura e criação de animais silvestres sem autorização configura crime ambiental e representa risco para a preservação da fauna, além de prejudicar o equilíbrio dos ecossistemas.
As autoridades reforçam que denúncias da população são fundamentais para combater o tráfico e a criação irregular de animais silvestres, contribuindo para a proteção da biodiversidade.


Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.