Piauí tem sete cidades em situação de emergência devido às chuvas, diz Defesa Civil

Por: Maurício Costa
Publicado em 07/04/2023 às 14h17

Sete municípios piauienses decretaram estado de emergência em razão das fortes chuvas que os atingiram neste período chuvoso.

De acordo com a Defesa Civil do Estado do Piauí, as cidades são: Batalha, Campo Largo, Piripiri, Domingos Mourão, Barras, Luzilândia e Pedro II.

Devido às chuvas, famílias já foram retiradas das suas casas e algumas comunidades, principalmente nas zonas rurais, ficaram isoladas pelas águas.

Em alguns casos, os alagamentos se deram pela cheia dos rios. A situação também afeta estradas, pontes e avenidas. Prefeituras também proibiram acessos a alguns pontos turísticos, como a passarela da Cachoeira do Urubu, em Esperantina.

“Estamos com uma equipe em Esperantina, na Cachoeira do Urubu. E outra a caminho de Batalha para retirar umas famílias que estão ilhadas. O Corpo de Bombeiros enviou equipes”, informou a Defesa Civil à TV Clube, nesta sexta-feira (7).

Nos casos mais graves, a Defesa Civil informou que realiza “o atendimento de famílias já alojadas com fornecimento de insumos necessários para permanência das famílias em ambiente distinto do lar, como agasalho, colchões, alimentação adequada e assistência médica”.

CHUVAS

O feriadão de Semana Santa, que acontece de 6 a 9 de abril, deve ser acompanhado de fortes chuvas na maior parte do Piauí. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 35 cidades do estado estão sob alerta de perigo para chuvas intensas neste final de semana, sábado (8) e domingo (9). Veja a lista clicando aqui! 

ESPERANTINA

A prefeitura municipal de Esperantina – em boletim da Defesa Civil do dia 04 de abril de 2023 – informou que “19 famílias já precisaram sair de suas casas, em função da cheia do Rio Longá”.

A Defesa Civil acrescentou que “57 pessoas foram abrigadas em outros locais, dentre eles, casas de familiares e em prédios escolares”.

Além dessa situação, a Cachoeira do Urubu, maior ponto turístico da cidade, precisou ter a passarela interditada por tempo indeterminado para evitar casos de afogamentos.

BATALHA

A Prefeitura da cidade de Batalha decretou situação de emergência, nesta quinta-feira (6), após duas comunidades da zona rural ficarem isoladas com as cheias dos rios dos Matos e Longá.

Além das comunidades afetadas, 60 famílias tiveram as casas invadidas pela água do temporal que caiu na madrugada de quinta-feira (6). 

DOMINGOS MOURÃO

Uma ponte na localidade Sambaíba, na PI-258, a 5km da sede do município de Domingos Mourão, está com afundamento do asfalto em uma das vias em decorrência das fortes chuvas na região. Por essa razão, parte da via está interditada.

A gestão explicou que o afundamento ocorreu “em decorrência dos estragos provocados pelas fortes chuvas que vem atingindo o município nos últimos dias, uma das vias da ponte está interditada para tráfego de veículos”.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) informou que “já acionou a empresa responsável pelos reparos no trecho da PI-258”.

PIRIPIRI

Na semana passada, em entrevista à TV Clube, a Prefeitura de Piripiri confirmou que devido às fortes chuvas precisou suspender as aulas na Rede Municipal, por breve período. As chuvas também provocou o isolamento de comunidades e deixou as autoridades em alerta. Uma ponte entre Piripiri e Batalha chegou a ficar interditada na BR 222 devido a cheia do Rio dos Matos.

Fonte: Clube News



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.