Pescadores e marisqueiros denunciam contaminação de mares e rios em Luís Correia

Por: Maurício Costa
Publicado em 15/04/2023 às 18h53

Pescadores e marisqueiros, da cidade de Luís Correia, denunciaram uma possível contaminação dos mares e rios do litoral com produtos químicos. As primeiras suspeitas surgiram após peixes da região apresentarem cheiro forte de agroquímicos.

Ao Portal ClubeNews, o delegado Willame Moraes, da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), explicou que foi realizado a coleta da água dos rios e mares, onde acontece a atividade de pesca, e enviada ao laboratório da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“Fizemos uma fiscalização com a parceria do ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Secretaria do Meio Ambiente e Prefeitura de Luís Correia. A amostra da água foi feita pela UFPI e estamos esperando o resultado. Se comprovado o dano ao ambiente, as primeiras medidas serão foram tomadas. Tanto administrativa como a penal”, destacou o delegado.

De acordo com a DPMA, uma das suspeitas da contaminação surge de Fazendas de Camarão, que existe na região do litoral piauiense, e que fazem uso de diversos produtos químicos.

“Existe inúmeras fazendas de Camarão na região. Somente a análise das amostra nos dirá se houve contaminação ao meio ambiente ou não. A olho nu é impossível saber”, disse Moraes.

Segundo a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, foi solicitado uma investigação nos mares e rios do litoral para averiguar melhor sobre possíveis contaminações e eventuais medidas a serem tomadas a partir de então.

Fonte: ClubeNews



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.