pppp Para reforçar atuação conjunta no enfrentamento da peste suína, Adapi promove ação de educação sanitária no município de Porto | Diário de Joaquim Pires
Início Últimas Notícias Municípios Para reforçar atuação conjunta no enfrentamento da peste suína, Adapi promove ação...

Para reforçar atuação conjunta no enfrentamento da peste suína, Adapi promove ação de educação sanitária no município de Porto

A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), realizou, nessa quinta-feira (8), uma ação de educação e comunicação em saúde animal com equipes da gestão do município de Porto com foco na prevenção e no controle da peste suína clássica (PSC). A atividade ocorre após a identificação de um foco da doença na cidade, no dia 6 de dezembro.

A equipe técnica da Adapi reuniu-se com equipes das Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Comunicação e representantes da Vigilância Sanitária do município, com o objetivo de alinhar estratégias e reforçar a atuação conjunta no enfrentamento da doença.

Na ocasião, a coordenadora de Defesa Animal da Adapi, Simone Pereira Barbosa Lima, repassou informações técnicas sobre a peste suína, uma enfermidade viral altamente contagiosa, de grande impacto econômico para a suinocultura, mas que não é uma zoonose, ou seja, não é transmitida para seres humanos.

Entre os principais sinais clínicos da doença estão febre alta, falta de apetite, animais apáticos e amontoados, conjuntivite, lesões hemorrágicas na pele (especialmente nas extremidades), e elevada mortalidade. Em animais jovens, a taxa de mortalidade pode chegar a aproximadamente 100%, ocorrendo entre 5 e 14 dias após o início dos sintomas.

Foto: Ascom Sada

A Adapi reforça que qualquer suspeita deve ser comunicada imediatamente ao órgão. A agência dispõe de equipe de médicos-veterinários capacitados para atendimento desses casos e, havendo suspeita fundamentada, será realizada a coleta de material para diagnóstico laboratorial.

Como parte das ações de educação sanitária, foi solicitado às autoridades municipais que organizem reuniões, palestras ou audiências públicas para que a Sada e a Adapi possam levar informações à população, esclarecer dúvidas e orientar, principalmente, os criadores de suínos. Após a definição das datas, os técnicos da Adapi realizarão as ações para intensificar as atividades educativas.

A agência também esclarece que o trânsito de suínos permanece permitido, estando interditada apenas a propriedade onde foi identificado o foco. No entanto, é fundamental que os produtores adquiram animais exclusivamente com a Guia de Trânsito Animal (GTA), evitando a compra clandestina. A GTA garante a rastreabilidade dos animais e a identificação da sua origem, sendo uma medida essencial para o controle sanitário principalmente neste momento.

Embora não ofereça risco à saúde humana, animais doentes não devem ser consumidos nem comercializados, para evitar a disseminação do vírus.

A Sada destaca que a população é uma aliada fundamental do serviço de defesa agropecuária. A participação ativa dos produtores e da comunidade, por meio da notificação imediata de sinais suspeitos, fortalece as ações de vigilância e contribui para a rápida contenção da doença.

*Informações Governo do Piauí