Mais de 30 mil beneficiários do BPC/LOAS devem realizar atualização cadastral para evitar bloqueio no Piauí

Por: Maurício Costa
Publicado em 31/10/2024 às 08h55

No Piauí, mais de 30 mil usuários devem regularizar situação junto ao Cadastro Único para continuarem recebendo o Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS). A informação foi divulgada pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Dos usuários irregulares no estado, 11.850 não estão inscritos no CadÚnico, e outros 18.745 precisam apenas fazer atualização. Do total de 102.536 beneficiários, 71.941 cadastros estão sem pendências.

A coordenadora do Benefício de Prestação Continuada da Sasc, Janaína Mauriz, explicou que a previsão é que seja publicada uma nova portaria para informar como regularizar a situação. “O bloqueio deverá começar a ocorrer, caso não seja feita a atualização cadastral”, destacou.

O BPC contempla pessoas idosas, acima de 65 anos, ou pessoas impossibilitadas com deficiência, desde que sejam incapacitadas para o trabalho e que não possam contar com o auxílio familiar.

Bloqueio em 30 dias

De acordo com a Sasc, caso o beneficiário não tome ciência da notificação para fazer o recadastramento ou a atualização no CadÚnico, o crédito do pagamento será bloqueado em 30 dias, a contar do envio da notificação.

Os beneficiários que tiverem ciência da notificação terão o benefício suspenso se não realizarem a inscrição ou atualização do CadÚnico no prazo estabelecido. O prazo é de 45 dias para residentes em municípios de até 50 mil habitantes e 90 dias para os que tiverem mais de 50 mil habitantes.

Fonte: Portal A10+



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.