Lei obriga realização de ‘teste do bracinho’ em crianças a partir de 3 anos no Piauí

Por: Maurício Costa
Publicado em 04/09/2025 às 15h17

A aferição arterial nas consultas pediátricas em crianças a partir de 3 anos será obrigatória no Piauí. A lei publicada no Diário Oficial do Estado, na terça-feira (2), determina a aplicação do “teste do bracinho” para as redes pública e privada. A medida entrará em vigor 90 dias após a publicação.

Segundo a pediatra Anenisia Andrade, essa aferição refere-se à medição da pressão arterial em crianças a partir dos três anos de idade.

“O objetivo é detectar hipertensão em crianças e adolescentes de forma precoce. Isso deveria ser rotina em consultórios pediátricos, mas não é uma realidade na prática. Tem que ter também as braçadeiras do tamanho adequado de acordo com a idade e fazer uma interpretação correta do resultado “, explica.

O teste também pode ajudar na prevenção de doenças endócrinas, cardíacas, renais, assim como de complicações renais, cardiológicas e na retina. Em caso de alteração detectada no exame, a criança deverá ser encaminhada para atendimento especializado.

Ainda segundo a pediatra, a realização da medida “é absolutamente viável e simples de ser feita” a nível geral.

A lei também afirma que os diretores das entidades de saúde serão responsabilizados administrativamente, conforme a legislação vigente, se não atenderem à decisão.

Fonte: G1-PI



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.