O Tribunal Superior Eleitoral divulgou recentemente que 155.912.680 eleitoras e eleitores estão aptos a votar nas eleições de 2024 no Brasil, destes, 2.698.764 estão no Piauí.
A cidade de Joaquim Pires, localizada na região norte do estado Piauiense, tem 12.042 eleitores aptos a votar nas eleições deste ano.
Teresina tem o maior eleitorado do Piauí, são 587.098 eleitores aptos a votar, já Miguel Leão é a cidade do Estado com menor número de eleitores com apenas 1.921 votantes.
Expõe-se, assim, o resultado da sistematização do cadastramento eleitoral feito no período que a lei estabeleceu para que o exercício da democracia representativa tenha o grau maior de confiança da eleitora e do eleitor, a quem se entrega o espaço republicano próprio para que ela e ele, soberanamente, elejam os seus representantes, de forma segura e tranquila, ciente de que o seu voto é livre e jamais deve ser maculado. O que nele se contiver será apurado e o que for apurado será proclamado como resultado de sua escolha única e comprometida com o destino do presente e das gerações futuras.
O voto é compromisso de esperança que se põe na urna para guardar a Democracia que construímos juntos, com todas as diferenças que nos fazem plurais na unidade que é o Brasil.