pppp Inédita no Piauí, política pública de Defesa Civil nas Escolas será lançada em Piripiri | Diário de Joaquim Pires
Início Últimas Notícias Municípios Inédita no Piauí, política pública de Defesa Civil nas Escolas será lançada...

Inédita no Piauí, política pública de Defesa Civil nas Escolas será lançada em Piripiri

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), lançará, nesta quinta-feira (05), o Programa Defesa Civil na Escola, um projeto pioneiro no estado, de prevenção, com características educacionais baseadas em uma metodologia de redução de risco. A solenidade será realizada às 9h, no auditório Milton Vieira, localizado na Prefeitura Municipal de Piripiri.

De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, a metodologia de trabalho pressupõe que conhecimentos que são da Defesa Civil ou das práticas de proteção civil sejam internalizados pelo alunado da educação básica no Piauí. “O programa será estruturado a partir de uma formação de professores, com trilhas que tratam de temas como os objetivos do desenvolvimento sustentável, cidades resilientes, mudanças climáticas, o Sistema Nacional de Proteção Civil, primeiros socorros e percepção do risco. Essa formação vai permitir que esses professores diluam, de forma transversal, conteúdos de natureza ambiental, climática de risco na grade curricular do ensino fundamental”, explica.

O programa será executado na forma de pilotagem, ou seja, é um programa teste executado em três municípios (Piripiri, Picos e Pedro II), e em sete escolas, sendo duas em Pedro II, duas em Piripiri e três em Picos. O trabalho será desenvolvido com crianças do 5º e do 6º ano e terá uma culminância após quatro meses, em que as crianças deverão apresentar um produto ou uma ação social de impacto na comunidade.

“Paralelo ao processo de formação de professores e dos educandos, nós teremos a formação do Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil (Nepdec). Cada escola parceira do programa terá o seu próprio núcleo, significa que crianças e jovens serão multiplicadores dessa cultura de prevenção”, ressalta Werton.