O Fórum de Esperantina abre suas portas nesta quarta-feira, 24 de setembro, para a mostra de arte “Pingo de Afeto”, assinada pelo artista João Elyo Araújo Castro, de apenas 15 anos, mas já com uma trajetória marcada por grandes conquistas. A exposição é uma iniciativa da Comarca de Esperantina, sob convite do juiz da 1ª Vara de Esperantina, Rostonio Uchôa.
A realização reafirma o compromisso institucional do Judiciário com a promoção da cidadania, da inclusão e da redução das desigualdades, em consonância com o ODS 10 da Agenda 2030 da ONU e o Macrodesafio VII do atual plano de gestão do TJPI.
Natural de Esperantina, João Elyo demonstrou sua vocação artística desde cedo. Seus primeiros desenhos foram registrados em paredes, pisos e móveis de casa, chamando a atenção de seus pais, Elenilza Maria de Araújo Sousa e Jailson Castro de Sousa.
A primeira exposição aconteceu quando ele tinha apenas 8 anos, no Theatro 4 de Setembro, em Teresina. Desde então, o jovem artista já teve obras expostas no Museu do Louvre, em Paris, e foi premiado no 21º Salão Internacional de Artes da Espanha, em Madri, onde conquistou o primeiro lugar na categoria abstrato.
Suas obras, inspiradas na natureza, se destacam pelo uso de cores fortes, pigmentos em neon e estilo contemporâneo abstrato, carregando uma marca de alegria, amor e carinho. Para João Elyo, a arte também se tornou um espaço de inclusão social, já que enfrentou preconceitos por ter Trissomia 21 (T21), conhecida como Síndrome de Down.
“Trazer a exposição de João Elyo para o Fórum é uma forma de mostrar que o Judiciário não se limita aos processos e julgamentos. Somos também agentes de transformação social, e a arte é um caminho poderoso para a inclusão, para a cidadania e para inspirar a comunidade. João é um exemplo de talento, superação e afeto”, destacou o juiz Rostonio Uchôa.
O currículo do jovem artista impressiona, já foi homenageado pelo COMAPI (Congresso Médico Acadêmico) em 2020, recebeu o Prêmio Honra ao Mérito Cultural do Piauí em 2021, foi destaque em revistas internacionais de arte em 2023 e conquistou o primeiro lugar no Festival Artes de Março, em Teresina, além de outros reconhecimentos.
A mostra “Pingo de Afeto” acontece no Fórum de Esperantina, localizado na Praça Poeta Antônio Sampaio, das 8 às 17 horas do dia 24 de setembro. A entrada é gratuita e aberta à toda comunidade.
Informações: TJ/PI