O Piauí entrou em estado de emergência zoossanitária, por 180 dias, após a detecção de um caso confirmado de febre suína em Porto, a 170 km de Teresina. O decreto foi assinado pelo governador Rafael Fonteles (PT) e publicado no Diário Oficial do Estado na terça-feira (6).
⚠️ Estado de emergência zoossanitária é uma medida oficial que permite ao governo agir rapidamente para controlar e prevenir doenças que afetam animais. Ela autoriza ações especiais, como restrições de transporte e vacinação emergencial.
A febre suína, ou peste suína clássica, é uma doença viral altamente contagiosa que afeta somente suínos e javalis. Ela não oferece riscos à saúde humana e não causa impacto na saúde pública.
O decreto autoriza a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) a expedir diretrizes e adotar medidas de manejo da doença, inclusive quanto ao uso de produtos já registrados no país e às recomendações de pesquisas feitas em âmbito nacional.
De acordo com o texto, a Adapi também está autorizada a comprar insumos necessários ao controle e à erradicação da doença.
Quais são os sintomas?
- Hemorragia e febre alta;
- Falta de coordenação motora;
- Orelhas e articulações azuladas;
- Vômitos, diarréia e falta de apetite;
- Esterilidade e abortos;
- Leitões natimortos ou com crescimento retardado;
- Agrupamento de animais nos cantos das pocilgas;
- Morte após quatro ou sete dias do início dos sintomas.

Fonte: G1-PI




