A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), lançou, nessa segunda-feira (15), em Piripiri, o Plano Estadual de Emergência Pluviométrica, que reúne metas e indicadores para o fortalecimento da gestão de riscos e desastres para o período chuvoso. O principal objetivo do documento é prevenir desastres e reduzir riscos durante o período chuvoso no estado, organizando ações e respostas coordenadas entre órgãos públicos, municípios, organizações comunitárias e empresas parceiras para proteger a população e reduzir impactos de eventos climáticos adversos.
“Estamos em sinergia com os municípios e esse documento terá vigência durante todo o período da quadra chuvosa, que se estende até o começo de maio, e orienta todas as ações do ciclo protetivo, sejam elas de prevenção, preparação, mitigação, resposta e reconstrução”, explica o diretor de prevenção e mitigação da defesa civil do estado, Werton Costa.
Durante o evento, o coordenador da Defesa Civil de Piripiri, Marlon Martins, ressaltou o compromisso com a prevenção e a preservação de vidas. “Discutimos quem faz o quê nos momentos de crise, especialmente com a chegada de grandes volumes de chuva. Estamos todos engajados nessa luta”.
Já a prefeita Jôve Oliveira Monteiro destacou a importância do planejamento preventivo. “Nossa preocupação é com a população. Piripiri possui um inverno rigoroso, com muitas chuvas. Tivemos perdas humanas e materiais em anos anteriores e estamos aqui para nos prevenir diante das chuvas que em breve chegarão”, afirmou.
