Com grande participação popular audiência pública é realizada em Joaquim Pires para debater serviços prestados pela Agespisa no município

Por: Maurício Costa
Publicado em 13/04/2023 às 09h25

Na manhã da última terça-feira (11) de abril de 2023, aconteceu uma audiência pública para tratar sobre a cobrança da taxa de esgoto e dos serviços de abastecimento d’água da cidade de Joaquim Pires.

A audiência ocorreu no plenário da Câmara Municipal com participação de representantes da Agespisa – Águas e Esgotos do Piauí S.A., prefeito municipal, vereadores e a população em geral.

Durante o debate, o público presente realizou perguntas e questionamentos aos técnicos da Agespisa, (Fernando e Carlos) acerca da falta de água que vêm ocorrendo constantemente; o valor fixo da taxa de esgoto; suspensão de pagamento da cobrança da taxa às residências que não realizaram o ligamento; a forma de tratamento, dentre outros.
O Prefeito Genival Bezerra, em seu pronunciamento cobrou da empresa celeridade na resolução dos problemas da falta de água quando ocorrerem; transtornos causados pela empresa por obras realizadas em vias públicas, melhora e tratamento adequado da água distribuída às residências. Destacou também a importância do sistema de esgotamento sanitário do município, que trata-se de um dos melhores do Brasil.
Por fim, os representantes se propuseram a levar todas as demandas à diretoria da Agespisa para solucionar e sanar os problemas elencados na reunião.
Na ocasião, também foi proposta uma visita técnica com as autoridades competentes e o público presente na Estação de Tratamento de Esgoto de Joaquim Pires, estações elevatórias e lagoa de tratamento.

Em conversa com o vereador Luizinho o mesmo repassou ao Portal Diário de Joaquim Pires, que a audiência foi bastante proveitosa, nesse primeiro momento vão tentar suspender a taxa de 80% cobrada atualmente pela Agespisa, através de documentos que serão enviados à empresa, e depois vereadores e prefeito vão lutar todos juntos com o objetivo de baixar o máximo possível o valor da taxa cobrada.

Segundo o vereador Luizinho foi muito importante a participação da população, que fez suas reivindicações, entre elas uma bomba reserva para Joaquim Pires, para não correr o risco de a cidade ficar 4 ou 5 dias sem água como tem ocorrido com frequência.

Luizinho concluiu que vereadores, prefeito e a população estão muito otimistas com relação a resolução dos problemas discutidos, apesar de não ser muito fácil, relatou o vereador.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.