
A cidadã e o cidadão que vai tirar seu primeiro título de eleitor ou a eleitora ou o eleitor que precisa alterar os dados cadastrais, ou trocar o local de votação dentro da mesma Zona Eleitoral, ou transferir seu título de eleitor para votar em outra Zona Eleitoral, tem até 6 de maio para realizar o serviço. As alterações podem ser feitas pela internet – para quem já tem dados biométricos cadastrados ou pessoalmente em um cartório eleitoral.
Pela internet, as mudanças podem ser solicitadas pelo Autoatendimento Eleitoral, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE, www.tse.jus.br) ou Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI, www.tre-pi.jus.br > Autoatendimento eleitoral. Se preferir, a eleitora ou o eleitor pode procurar uma unidade da Justiça Eleitoral. O endereço dos cartórios eleitorais está no site do TRE-PI.
O cadastro eleitoral está aberto para o alistamento, revisão e transferênciaaté o dia 6 de maio. No dia 7 ele será fechado em todo o país para essas operações.
Para evitar desconforto com esperas longa em fila, exposição ao sol e a chuva enquanto aguarda atendimento, todas as pessoas que desejam exercer a cidadania nas Eleições Gerais de 2026 de forma plena devem procurar atendimento na Justiça Eleitoral o quanto antes.
O que pode ser feito até 6 de maio?
Até aquela data estão disponíveis os seguintes serviços, entre outros:
- emissão do primeiro título de eleitor (Alistamento);
- cadastro da biometria;
- transferência de domicílio eleitoral;
- atualização de informações cadastrais (Revisão); e
- regularização da situação eleitoral, em caso de pendências. Ao procurar atendimento presencial leve um documento oficial com foto e um comprovante de endereço.
Ao procurar atendimento presencial leve um documento oficial com foto e um comprovante de endereço.
Fonte: TSE com edição da Imprensa e Comunicação – IMCOS/TRE-PI
Fotos: Keity Coimbra – IMCOS/TRE-PI e imagem convite
OA/LC/DB – TSE
Donardo Borges – IMCOS/TRE-PI




