
Um novo poço está em fase de instalação na cidade de Joaquim Pires, ao Norte do Estado. Ele foi perfurado no Bairro São José, que enfrenta desafios crônicos de abastecimento, e deve beneficiar 220 famílias. Sua ativação está prevista para o mês de novembro, após a conclusão das interligações eletromecânicas e irá injetar 30 mil litros de água por hora na rede do Bairro.
Célio Damásio, gerente executivo da Águas do Piauí, explica que a perfuração do novo poço faz parte do Plano de Enfrentamento à Estiagem da concessionária, que está antecipando recursos para amenizar os efeitos da seca no Estado. “Sensíveis ao cenário crítico de estiagem que o Piauí está enfrentando, a Águas do Piauí decidiu antecipar recursos que estavam previstos apenas para 2026 e 2027, acelerando, assim, melhorias no abastecimento das cidades”, completa.
Quem já está na expectativa de ter mais água potável chegando em casa é Seu Domingos Jorge. “A gente espera que dê certo e daqui pra frente a gente não sofra mais como vinha sofrendo”, diz. Dona Francelina Maria, também reforça as palavras de seu Domingos: “A gente fica feliz de vocês terem vindo, fico satisfeito”.
Gabriela Lino, trainee da Águas do Piauí que está acompanhando a perfuração dos poços do Plano de Enfrentamento à Estiagem, explica que o poço do bairro São José já está perfurado e com o clorador que auxilia na desinfecção e tratamento da água instalado. “Agora estamos na fase de testes de qualidade e de interligação do poço à rede de distribuição, isso inclui toda instalação eletromecânica necessária para que o poço funcione com segurança operacional”, detalha.
Outras melhorias
A cidade de Joaquim Pires também tem recebido outras melhorias em seu sistema de abastecimento. Na última sexta-feira (24), por exemplo, foi realizada a limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA), contribuindo para assegurar a qualidade da água que chega às residências da região. Além disso, foram realizadas trocas de registros e do barrilete da ETA, instalado um novo inversor de frequência e uma nova bomba submersa de recalque. “Todas estas intervenções trazem maior confiabilidade, eficiência e redução de perdas para o sistema. E nós seguimos atuando para melhorar cada dia mais os serviços prestados à população”, finaliza o gerente executivo, Célio Damásio.
Canais de atendimento
Para registrar demandas e esclarecer dúvidas, a Águas do Piauí reforça está à disposição da população através dos seus canais oficiais de atendimento, são eles: o número 0800 223 2000, disponível para ligações e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br.




