Novo Poço no Bairro São José, em Joaquim Pires, deve beneficiar 220 famílias

Por: Maurício Costa
Publicado em 04/11/2025 às 10h42

Um novo poço está em fase de instalação na cidade de Joaquim Pires, ao Norte do Estado. Ele foi perfurado no Bairro São José, que enfrenta desafios crônicos de abastecimento, e deve beneficiar 220 famílias. Sua ativação está prevista para o mês de novembro, após a conclusão das interligações eletromecânicas e irá injetar 30 mil litros de água por hora na rede do Bairro.

Célio Damásio, gerente executivo da Águas do Piauí, explica que a perfuração do novo poço faz parte do Plano de Enfrentamento à Estiagem da concessionária, que está antecipando recursos para amenizar os efeitos da seca no Estado. “Sensíveis ao cenário crítico de estiagem que o Piauí está enfrentando, a Águas do Piauí decidiu antecipar recursos que estavam previstos apenas para 2026 e 2027, acelerando, assim, melhorias no abastecimento das cidades”, completa.

Quem já está na expectativa de ter mais água potável chegando em casa é Seu Domingos Jorge. “A gente espera que dê certo e daqui pra frente a gente não sofra mais como vinha sofrendo”, diz. Dona Francelina Maria, também reforça as palavras de seu Domingos: “A gente fica feliz de vocês terem vindo, fico satisfeito”.

Gabriela Lino, trainee da Águas do Piauí que está acompanhando a perfuração dos poços do Plano de Enfrentamento à Estiagem, explica que o poço do bairro São José já está perfurado e com o clorador que auxilia na desinfecção e tratamento da água instalado. “Agora estamos na fase de testes de qualidade e de interligação do poço à rede de distribuição, isso inclui toda instalação eletromecânica necessária para que o poço funcione com segurança operacional”, detalha.

Outras melhorias

A cidade de Joaquim Pires também tem recebido outras melhorias em seu sistema de abastecimento. Na última sexta-feira (24), por exemplo, foi realizada a limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA), contribuindo para assegurar a qualidade da água que chega às residências da região. Além disso, foram realizadas trocas de registros e do barrilete da ETA, instalado um novo inversor de frequência e uma nova bomba submersa de recalque. “Todas estas intervenções trazem maior confiabilidade, eficiência e redução de perdas para o sistema. E nós seguimos atuando para melhorar cada dia mais os serviços prestados à população”, finaliza o gerente executivo, Célio Damásio.

Canais de atendimento

Para registrar demandas e esclarecer dúvidas, a Águas do Piauí reforça está à disposição da população através dos seus canais oficiais de atendimento, são eles: o número 0800 223 2000, disponível para ligações e mensagens no WhatsApp, além do aplicativo Águas App e o site www.aguasdopiaui.com.br.



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.