A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que, em outubro, a bandeira tarifária será vermelha 1. Com a taxa extra na conta de luz e o calor do B-R-O Bró (como é conhecido o período de setembro, outubro, novembro e dezembro, o mais quente do ano), os piauienses buscam alternativas para driblar as altas temperaturas e o alto custo de energia.
A atual bandeira vermelha de patamar 1 é acionada em condições consideradas desfavoráveis e acrescenta o valor de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Ar-condicionado 💨: utilize o ar condicionado com moderação e mantenha portas e janelas fechadas quando estiver em uso. A temperatura ideal é de 23 graus.
Geladeira ❄️: mantenha o termostato do eletrodoméstico em uma temperatura confortável, e ajuste-o quando estiver ausente ou dormindo.
Lâmpadas 💡: certifique-se de apagar as luzes quando sair de um cômodo. Use iluminação natural quando possível e substitua lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED.
Cores no ambiente ⚪: ambientes pintados com cores claras ajudam a clarear o espaço.
Garrafa de gelo 🧊: deixar uma garrafa com água e gelo fora da geladeira ajuda a não abrir a geladeira com maior frequência e continuar se hidratando com água gelada.
Manutenção e eficiência 🔋: certifique-se de que os aparelhos e sistemas elétricos estejam em boas condições através de manutenção regular realizada por um profissional eletricista. Além disso, ao comprar itens novos, escolha produtos com classificação energética de consumo classe A.
Fonte: G1-PI