Piauienses que pagaram conta de luz a mais poderão ter valores devolvidos; entenda

Por: Maurício Costa
Publicado em 18/08/2025 às 08h55

Consumidores piauienses que pagaram a mais em suas contas de energia elétrica poderão ter direito à devolução desses valores. A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na quinta-feira (14), ao confirmar a constitucionalidade da Lei 14.385/2022, que autoriza a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a definir como será feito o ressarcimento.

Na prática, a norma garante que recursos indevidamente cobrados das distribuidoras de energia e reconhecidos pela Justiça sejam repassados de volta ao consumidor. O STF entendeu que a lei instituiu uma política tarifária regular, criada para assegurar que as empresas não tenham ganhos extras com valores que não lhes pertencem.

Fonte: PortalODia



Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Para utilizá-lo, você deve estar logado no Facebook. Não serão aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos etc. serão excluídos pelos moderadores do site.