A Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi), prorrogou o prazo de encerramento da segunda etapa de vacinação contra febre aftosa. O prazo encerraria nessa quinta-feira (30) e agora vai até 30 de dezembro em todo o Piauí. A decisão altera também a data limite para a certificação, que passa a ser 15 de janeiro.
“O Governo do Estado por intermédio da Sada e da Adapi, após solicitação do setor produtivo representado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Fetag-PI) – tendo em vista a seca severa que afeta principalmente o semiárido do Piauí, provocando perdas em rebanhos – solicitou à Adapi esse adiamento do prazo para vacinação e a gente encaminhou para o Ministério da Agricultura (Mapa), um pedido de prorrogação da segunda etapa de vacinação por mais 30 dias“, explicou Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Adapi.
O pleito encaminhado para o Mapa foi atendido. “Anteontem recebemos o comunicado do Ministério da Agricultura, acatando nosso pleito para prorrogar por mais 30 dias, ou seja, a segunda etapa da Campanha de Vacinação vai até o dia 30 de dezembro para o criador vacinar seus animais e até o dia 15 de janeiro, para certificar a vacina no escritório da Adapi ou direto da sua propriedade no sistema online da agência“, explicou Fábio Abreu, secretário da Sada.